Geografia Poesia Fé: Super Revisão - Japão, EUA, Canadá, Oceania e Austrália. Resumo

MUDAMOS DE ENDEREÇO!

MUDAMOS DE ENDEREÇO!
CLICA NA IMAGEM E CONFIRA!

Super Revisão - Japão, EUA, Canadá, Oceania e Austrália. Resumo

Super Revisão - Japão, EUA, Canadá, Oceania e Austrália. ResumoMADE IN JAPAN - Japão 

O Japão é um país insular, isto é, composto por ilhas, entre as que destacam-se Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku. Localiza-se no extremo oriente do planeta, em uma parte do Oceano Pacífico, próxima a países como Coréia do Sul e Rússia.

O IDH japonês é muito elevado, sendo que é considerado o país com a 10ª maior qualidade de vida do mundo. Também conta com grandes cidades, como Tóquio, que tem a área metropolitana mais populosa do mundo, Nagoia e Yokohama.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Capital: Tóquio;
Área: 377.873 km²;
Moeda: Iene;
População: 127,43 milhões de habitantes (2007);
Densidade Demográfica: 337 hab./km²;
PIB: 5,8 trilhões;
Idioma: Japonês.





População e Economia

Composição da população: japoneses 98,5%, coreanos 0,5% , chineses 0,4% outros 0,6% (dados de 2004)

Religião: xintoísmo (83,9%), budismo (71,4%), cristianismo (2%), outras (7,8%) –

* o total excede 100% porque muitos japoneses seguem o xintoísmo e o budismo. (ano de 2005)


IDH: 0,890 (pnud 2013) – desenvolvimento humano muito alto

Economia do japão:

PIB per capita (renda per capita): us$ 36.200 (estimativa 2012)

Indústria japonesa: máquinas, equipamentos de transporte, produtos eletroeletrônicos, siderúrgica (aço e ferro).

Mais de 95% da população japonesa tem origem no arquipélago.

Cidades principais: Tóquio (26.500.000), Osaka (10.600.000) (aglomerados urbanos), Yokohama (3.307.136), Nagoya (2.152.184), Sapporo (1.757.025), Kyoto(1.463.822), Kobe (1.423.792) (1995).


CLIMA

Por ser um país insular, o Japão sofre grande influência do mar em seu clima, é a chamada maritimidade. Em geral, as estações no país são bem definidas e o nível pluviométrico (quantidade de chuva) costuma ser elevado por causa da interferência de massas de ar úmidas.

Duas massas de ar são responsáveis pelo contraste na temperatura do Japão. A primeira é a da Sibéria, que joga os termômetros para baixo nos invernos, fazendo alguns lugares registrarem temperaturas muito baixas. A segunda é a massa de ar do pacífico norte, que trazem o calor para o país de forma drástica em boa parte das vezes.


RELEVO

O Japão é um país marcado por intensa atividade vulcânica. O relevo é composto principalmente por dobramentos modernos, característico de um país localizado em uma faixa vulnerável a terremotos e erupções: o Círculo de Fogo do Pacífico.

O país tem cerca de 65 vulcões ativos. O ponto mais alto é o Monte Fuji, com mais de 3.700 metros de altura, nas proximidades de Tóquio.

VEGETAÇÃO

A vegetação japonesa é composta por florestas de coníferas em sua maior parte, porém também há ocorrência de bambuzais, um símbolo a parte do Japão, além das Cerejeiras, que recobrem de rosa a paisagem do país.

OCEANIA: Austrália e Nova Zelândia



Introdução

A Oceania é um continente cujas terras estão localizadas no hemisfério sul do planeta Terra. Este continente é formado por um conjunto de ilhas situadas no Oceano Pacífico.


  
Informações importantes sobre a Oceania:

- Em área é o menor continente do mundo.
 - O maior, mais populoso e mais desenvolvido país da Oceania é a Austrália. As terras deste país correspondem a, aproximadamente, 90% do continente. O segundo pais mais desenvolvido é a Nova Zelândia.
- O inglês é o idioma mais falado no continente. 
- As maiores cidades da Oceania estão localizadas na Austrália: Sidney, Melbourne, Brisbane e Perth.
- Com relação a religião, a maioria é formada por cristãos: católicos romanos (27%) e protestantes (24%).
 - A economia da Oceania é bem diversificada. Enquanto os países desenvolvidos (Austrália e Nova Zelândia) destacam-se pela fabricação de produtos industrializados e tecnologia, as outras ilhas da Oceania são dependentes da produção de gêneros agrícolas.

- História da Oceania (resumo). Até o século XVIII, o continente era povoado por centenas de tribos indígenas. A partir desse século, teve início a colonização britânica. Grande parte das terras dos nativos foi tomada pelos colonizadores. Como resultado deste domínio, a população indígena começou a diminuir. Os britânicos, aos poucos, foram impondo sua cultura e seus modos de vida. Hoje, os nativos são a minoria no continente.
- Com relação ao clima da Oceania podemos destacar a presença do clima desértico na parte interior da Austrália. Em grande parte das ilhas do continente destaca-se o clima tropical.
- Na flora da Oceania, exceto na região desértica da Austrália, destacam-se a presença de florestas tropicais.

Estados Unidos e Canadá

Os Estados Unidos da América (United States of America) são uma república federal presidencialista composta por 50 Estados; o país também possui territórios e possessões insulares ultramarinas em diversas regiões do mundo. Localizado na América do Norte, os EUA, como é denominado, faz fronteira com o Canadá ao norte e México ao sul. Os Estados Unidos se tornaram uma superpotência após o fim da Segunda Guerra Mundial, passando a exercer influência em todo o mundo, tanto a nível econômico, como militar, tecnológico e cultural.
História

Diversas tribos nativas americanas viviam na região antes da chegada dos primeiros europeus, ao longo do século XVI. Os EUA nasceram a partir da união das Treze Colônias britânicas na costa do Atlântico no século XVII. Após a Revolução Americana, em 1776, que levou à independência destas províncias, as mesmas adotaram uma constituição política escrita em 1789, assumindo a forma de uma República Federal. Ao longo dos séculos seguintes, entre acordos e disputas militares, os Estados Unidos anexaram um vasto território, se expandindo para toda a região oeste do continente.
Geografia
Os EUA possuem a quarta maior dimensão territorial do mundo. Dessa forma, seus aspectos geográficos variam muito de região para região. O país possui uma vasta floresta temperada na região noroeste, pantanais na Flórida, planícies em sua região central, áreas desérticas em alguns Estados do sul, etc.
Clima
O clima continental, com verões quentes e invernos frios é o predominante na maioria dos Estados americanos, entretanto, a diversidade climática é predominante no país. O Alaska, por exemplo, possui um clima polar, já no Havaí prevalece o clima tropical.
Economia
Os Estados Unidos possuem a maior economia do mundo, totalizando um PIB de US$ 14,20 trilhão. O país exerce um papel fundamental na economia mundial, uma vez que o mesmo é o maior parceiro econômico da maioria dos países, ou seja, é o maior comprador do mundo. Sua economia é uma das mais abertas, havendo pouquíssimas intervenções do Estado sobre a mesma.
Sua moeda, o dólar, é usada como referência por diversas nações; algumas até chegam a usar o dólar americano como moeda oficial.
Cultura
É inegável a influência cultural que os Estados Unidos exercem. Seus filmes, músicas e programas televisivos são conhecidos por todo o mundo. Essa difusão da cultura americana se dá através de veículos de comunicação em massa, como canais, seriados, músicas e principalmente o cinema, que transmitem um modelo ou padrão a ser seguido, transmitindo ao mundo o “american way of life” (estilo americano de viver).

Para conferir mais,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre a postagem? ... Deixe seu comentário aqui para interagirmos...

Curta e compartilhe nosso conteúdo!

Blog Geografia, poesia e fé - http://judsonmalta.blogspot.com.br/
Facebook Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.facebook.com/geocacadoresnordeste
Canal YouTube Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.youtube.com/channel/UCs52p9Orv3q8xh1Q1FB7LqQ

#Geocaçadores: O conhecimento é a maior aventura!